A escolha das escolinhas de esporte – importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

02/04/2011 by: Prof. Cortez

As crianças devem ser estimuladas a enfrentar desafios motores que ajudarão no processo de aprendizagem de modalidades esportivas.

O ano está apenas  começando mas, muitas mães já estão procurando matricular seus filhos em escolinhas de esportes. Com o orçamento apertado, o jeito é correr para garantir vaga nos centros educacionais da prefeitura e nas instituições que cobram preços simbólicos e garantem orientação esportiva de boa qualidade. Certamente, o dinheiro não é o único problema que limita as expectativas das crianças, na maioria das vezes, é a obrigação de praticar  esportes ou atividades físicas  inadequadas para a idade que comprometem os resultados e provocam decepções.

Para facilitar o trabalho dos pais preocupados, com muita razão, com a possibilidade de não proporcionar os estímulos necessários  para o desenvolvimento normal de seus filhos, os especialistas destacam a importância de se conhecer as principais características das crianças, de acordo com a faixa etária.

Para as crianças com menos de oito anos de idade, que estão sempre em movimento, são mais indicadas as atividades em pequenos grupos. Nesta fase da vida elas precisam ser constantemente motivadas e elogiadas, querem que todos gostem delas e não esquecem com facilidade comentários negativos a seu respeito. Durante o verão, os professores precisam ficar atentos e estimular as crianças dessa idade a tomar bastante água. O sistema cardiovascular e o mecanismo termoregulador  aínda não estão desenvolvidos e como consequência a frequência cardíaca e a temperatura corporal sobem rapidamente.

As crianças com menos de 10 anos de idade gostam de explicações breves e objetivas. Gostam de ser indagadas para terem oportunidade de demonstrar seus conhecimentos. Nesta fase as habilidades motoras começam a ficar refinadas e devem ser praticadas de forma dinâmica. Os conceitos táticos, básicos de esportes coletivos, já são compreendidos. Começam a ficar mais responsáveis e competitivos.

Entre os 10 e os 12 anos de idade já começam a passar mais tempo com os amigos e menos com os pais. São capazes de desenvolver habilidades com sequências mais complexas e de forma bem coordenada. Começam a desenvolver a consciência , a moral , escala de valores e autocrítica, os professores e os pais precisam mostrar sempre o que devem e o que não devem fazer. Nesta fase eles começam a encontrar soluções para os seus próprios problemas mas  não conseguem resolver aqueles que os pais criam quando tentam se impor.  Com estas rápidas orientações dos especialistas os pais podem, sem precipitações, escolher, respeitando a opção dos filhos, os esportes  ou atividades físicas mais adequadas.

Texto apresentado pelo prof. Cortez no Jornal de Serviços da Rádio Jovem Pan AM

Filed under: Artigos

Comentarios

Um comentario para “A escolha das escolinhas de esporte – importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.”
  1. Very good article.Really looking forward to read more. Want more. ventolin inhaler buy online

Comente!

*